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BKT celebra 10º Aniversário do Earthmax em Creta

Após o lançamento do primeiro pneu EARTHMAX para carregadoras em 2008, atualmente o EARTHMAX representa a ampla gama de pneus BKT radiais All Steel para o setor OTR, projetados também para enfrentar condições operacionais mais insidiosas como as nas pedreiras, nas minas e nos grandes estaleiros da construção civil. Potenciada graças à caraterística comum de uma estrutura All Steel, especialmente resistente que proporciona à carcaça durabilidade e resistência incrível contra as agressões, a gama EARTHMAX de pneus radiais OTR, está pronta para desafiar e ultrapassar qualquer acontecimento adverso. Posteriormente ao desenvolvimento de pneus para carregadoras, seguido por os dumpers rígidos, atualmente também pertencem à gama EARTHMAX os pneus Giant.

 

A Conferência foi aberta oficialmente por Arvind Poddar, Presidente e Administrador Delegado da BKT, com um discurso de motivação dirigido ao público dos distribuidores: “Edificar e construir o Palácio de Cnosso foi um importante feito e grande progresso nos tempos antigos. Da mesma forma, conceber e construir o nosso primeiro pneu Earthmax foi um importante feito e grande progresso nos tempos modernos – um marco na história da BKT.” O Presidente explicou como a capacidade da empresa de ver para lá do cenário atual da crise mundial foi estimulação e oportunidade para a BKT para entrar no segmento OTR. “Earthmax é uma ferramenta, mas também é o seu companheiro nas operações mais difíceis, garantindo segurança, desempenho e qualidade, assim como poupança em termos de tempo e custo. Um verdadeiro representante da história e dos valores da nossa empresa.” Posteriormente, o Presidente traçou paralelos entre as caraterísticas de desempenho dos pneus e os valores empresariais que destacam a BKT. Clarificou, por exemplo, como a resistência, ou seja a capacidade do pneu de enfrentar impactos, tais como forças, cortes, desgaste, calor ou qualquer outra condição adversa, possa ser comparada com a habilidade da empresa de enfrentar e ultrapassar qualquer situação ou obstáculo que possa pôr em discussão a própria credibilidade, segurança ou reputação. A robusteza de um pneu equivale à capacidade de permanecer íntegro ao enfrentar qualquer obstáculo. A tração foi utilizada como metáfora para a liderança e a habilidade de ser um precursor. O conforto foi correlacionado à filosofia empresarial e nomeadamente à atenção em relação aos colaboradores, da sua qualidade de vida, do seu bem-estar e do bem comum. O discurso terminou com um pensamento dirigido às gerações futuras: “É nossa obrigação transmitir os valores que nos guiam hoje e o nosso negócio de maneira a que possuam as ferramentas certas para continuar o nosso percurso e para que tragam novas ideias e novas abordagens para o mercado – tendo sempre em consciência, tal como nós fizemos – a fé na nossa história e no nosso papel, tal como o compromisso e a paixão subjacentes.”

 

O segundo relator foi Rajiv Poddar, Administrador Delegado da BKT, que ilustrou os desafios iniciais, quando a empresa entrou no segmento de pneus radiais All Steel OTR e a abordagem metódica através dos três ciclos PDCA para o desenvolvimento de pneus para carregadoras, dumpers rígidos e, por fim, pneus Giant. “Iniciar o desenvolvimento e a produção dos pneus Giant OTR foi possível na sequência da transferência estratégica de toda a linha de produção de pneus radiais All Steel para OTR no nosso site de produção na vanguarda de Bhuj em 2014-2015. A abertura da instalação de produção de Bhuj fazia parte da nossa estratégia geral, com o objetivo de nos afirmar no mercado mundial dos pneus OTR, finalizando a nossa visão estratégica de atingir um volume das vendas na ordem das 40.000 toneladas por ano no segmento radial All Steel até 2020 em todo o mundo, como etapa no percurso para o alcance do nosso objetivo estratégico, ou seja uma quota de 10% do mercado OTR até 2025, quando o site da Bhuj operará com todo o seu potencial.” Rajiv Poddar jr. apresentou, portanto, uma série de Case Study como exame real das condições imensamente comprometedoras nos setores das minas e da construção, frisando a importância da avaliação de critérios específicos de desempenhos para poder recomendar a solução melhor, tanto do ponto de vista técnico como financeiro, para além da necessidade de estar sempre prontos para intervir. Neste contexto, o papel do serviço de assistência in loco torna-se um aspeto essencial. A empresa já preparou uma estratégia global de serviços que, posteriormente, será adaptada ao nível local, colaborando com os distribuidores.

 

A Conferência terminou com o discurso de Dilip Vaidya, Presidente e Diretor de Tecnologia da BKT, que afirmou que o seu papel não era o de olhar para trás mas de concentrar-se na inovação e nas novas tecnologias que levarão a empresa ao NEXT LEVEL. Forneceu um quadro, constatando que o setor das minas é um dos setores mais difíceis na terra. “Nestes ambientes rochosos, abrasivos e difíceis, os pneus são expostos a um esforço e fadiga mecânicos, a cargas extremamente pesadas nas condições de manuseamento e transporte mais complicadas,” explicou D. Vaidya, continuando com uma panorâmica dos desafios no design e no desenvolvimento dos pneus, especialmente os Giant, discriminando a seguir as vantagens proporcionadas pelas máquinas de última geração que foram compradas para melhorar o processo de mistura, o trabalho e o corte das cordas de aço, além de uma mova máquina para o fabrico de pneus, para completar e reforçar o processo complexo de produção. - “Podemos afirmar,” assinalou o Diretor tecnológico, “que para construir um Pneu gigante, é preciso um processo gigante.”

 

Seguidamente, D. Vaidya mencionou os padrões e as medidas quanto a qualidade e continuou, falando das mudanças sem precedentes na tecnologia a nível mundial. “Procuramos soluções que se adaptam a um transporte autónomo assistido por sensor, sistemas de integração pneu e equipamento melhorados, fluxo de dados e otimização analítica para uma maior produtividade, etc. - tudo isto no cumprimento das megatendências em termos de sustentabilidade, mobilidade diversificada, eletrificação e segurança,” manifestou. Com referência a estes megatrend, detetou a importância do conceito de sustentabilidade: “Enquanto melhoramos os nossos produtos e tecnologias, é nossa responsabilidade e também uma grande oportunidade e desafio dar o nosso contributo para um futuro mais sustentável para todos os que vivem no nosso planeta.”

 

De fato, a BKT celebrou recentemente um Acordo de Investigação Conjunta com a KULTEVAT Inc., uma empresa americana de biotecnologia, líder no seu setor e especializada no cultivo e trabalho do dente-de-leão TKS como alternativa renovável e sustentável à borracha natural, que se tornou uma matéria-prima crítica. Após uma série de estudos e experiências, foi previsto o fornecimento de uma tonelada de borracha TKS estabilizada até outubro de 2019. “Para além da otimização de laboratório e testes do processo de fabrico em todas as nossas gamas de pneus, também nos vamos concentrar nos métodos de composição para o segmento OTR específico,” especifica Dilip Vaidya. Outros projetos em curso baseiam-se no desenvolvimento de compostos de borracha de elevado desempenho mediante a utilização de nano materiais ou nano compósitos, que fornecem uma melhor estabilidade térmica e mecânica. A pesquisa neste setor focaliza-se sobre grafeno, a nano argila e a nano celulose. Neste contexto, entra em funções a instalação de produção de CARBON BLACK recentemente inaugurado pela BKT. O Diretor tecnológico terminou o seu discurso sublinhando a importância de um serviço de assistência para pneus OTR in loco, apresentando uma série de instrumentos e de sistemas de apoio.

 

Não só durante a Conferência mas também em todas as atividades organizadas nos dias seguintes para a celebração inesquecível do 10° Aniversário do EARTHMAX, a BKT mais uma vez demonstrou o próprio compromisso para o desenvolvimento através de importantes investimentos na pesquisa e a implementação de todos os resultados obtidos, visando fornecer aos utilizadores finais produtos de qualidade elevada. Após a entrada e a conquista do segmento dos pneus radiais OTR, a empresa atingiu significativamente o NEXT LEVEL através da produção dos pneus Giant para OTR.

 

 

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